DEPOIMENTOS

Thais Ramos - Ex-paciente

Rafaela
Oncoclínica, Rio de Janeiro/RJ


Fui diagnosticada em outubro de 2015, logo após minha primeira mamografia, aos 41 anos. Fiz a mastectomia radical da mama esquerda e esvaziamento axilar do mesmo lado. A mastologia “brigou” muito comigo pois disse que o tumor estava bem palpável e avançado. E que eu “deixei” chegar a este ponto por não fazer o auto exame das mamas. Verdade. Não fazia mesmo. Não tenho histórico de nenhum tipo de câncer na família e era bem desligada em relação a isso. Hoje, falo pra todo mundo : faça o auto exame desde cedo. Sempre.

Antes de iniciar a quimioterapia em janeiro de 2016, já sabia do tratamento com a touca e fiquei procurando no Rio de Janeiro. Só encontrei em uma clínica e felizmente meu oncologista também atendia lá. Oncoclínica em Copacabana. Usei a touca durante todas as 16 sessões de quimioterapia mas mesmo assim perdi muito cabelo. Algo em torno de 70%. Mas mesmo assim não fiquei careca mas quase. Foi muito importante pra mim durante esse período não ter que me preocupar com isso também. Eu podia usar meu cabelo só preso mas já foi muito melhor do que usar próteses etc. Essa área mexe muito com a mulher e a frase de que cabelo cresce não me trazia nenhum conforto. Só gostaria que TODAS as mulheres que quisessem tivessem acesso, mas o valor ainda impede muita gente.

Passei também pela radioterapia mas foi bem tranquilo pra mim. Terminei essa parte de tratamento em março de 2017 e posso dizer que venci e que tudo passa.

Hoje, estou ainda em busca da volta a vida normal; o tratamento envolve muitas coisas e ainda não finalizei a parte da reconstrução da mama.

Eu só gostaria que fosse mais divulgado que tudo que estiver ao seu alcance para passar melhor por esse tratamento tão pesado, faça , pesquise, corra atrás. E não desista nunca porque vale muito a pena.



← Voltar