Adriana
CPO Faria Lima (Oncoclinicas), São Paulo, SP
Descobri através do auto exame que tinha algo de errado em Maio/22, procurei meu médico que me examinou e pediu uma ultrassom de mama. Fiz ela seguida de uma biópsia e tive o diagnóstico de CA de Mama Triplo Negativo. Com certeza foi o momento mais desesperador da minha vida, foi difícil de acreditar que eu passaria por um tratamento longo e intenso. Fora isso eu chorava muito pela possibilidade de perder o cabelo, não só por uma questão estética, ou de vaidade, mas porque para uma mulher olhar no espelho e não se reconhecer como “mulher” é muito dolorido!
Quando fui na primeira consulta com o Oncologista, ele já me falou sobre a touca e a possibilidade dela manter meu cabelo, e naquele momento senti esperança! Iniciei o tratamento confiante - foram 4 sessões de QT vermelha + 12 sessões de QT branca. Usei a touca em todas as sessões e segui rigorosamente as orientações das enfermeiras quanto aos cuidados necessários. E deu certo, não fiquei careca, perdi cerca de 60% do cabelo, atrás das orelhas, no pescoço e no meio da cabeça (em cima) foram os lugares que mais caíram. Mesmo assim valeu muito a pena o sacrifício. Não é fácil usar a touca, suportar o frio, couro cabeludo sensível e etc, mas eu não fiquei careca. Conseguia disfarçar muito bem essas falhas, e isso me ajudou muito durante o tratamento. Minha auto estima não estava das melhores, mas ela se fazia presente no meu dia a dia, a cada olhada no espelho!
Admiro muito mulheres que passam pelo tratamento e ainda assumem suas carecas, é um sinônimo de força, mas para aquelas que não conseguem lidar com a perda do cabelo, minha orientação é para que tentem fazer a touca. Primeiro de tudo, tenham fé em Deus que tudo dará certo, porque Ele pode todas as coisas. É uma fase e vai passar. Segundo, quando estiverem usando a touca não concentrem a atenção no processo - coloque uma música pra ouvir, faça uma oração e mantenha seus pensamentos na cura, dessa forma o processo fica menos dolorido, mais leve! Existem sacrifícios que ninguém poderá fazer por nós, temos que lutar e vencer.
Terminei o tratamento com meus cabelinhos já vai fazer 3 meses, e eles já cresceram onde tive essas quedas, vida voltando ao normal por aqui.”
← Voltar