CRIOTERAPIA CAPILAR

Sistema Paxman

O que é?

A Crioterapia Capilar é um procedimento de resfriamento do couro cabeludo que evita ou reduz a queda de cabelo induzida pela quimioterapia. Para o paciente, isso significa estar no controle da situação, manter a sua privacidade e encorajá-lo positivamente durante o tratamento quimioterápico.

A tecnologia Paxman de Crioterapia Capilar é composta por uma unidade de refrigeração e uma touca de resfriamento – a Touca Inglesa.

Sistema Paxman

Para quem?

O uso da Touca Inglesa foi liberado pela FDA (Agência Federal de Saúde dos EUA) para o tratamento de tumores sólidos em pacientes submetidos à quimioterapia que cause a queda de cabelo.

É contraindicada nas seguintes condições:

Cânceres hematológicos (leucemia, não-Hodking e outros linfomas generalizados);
Sensibilidade ao frio;
Aglutinina ao frio;
Metástase manifestada no couro cabeludo;
Radioterapia no crânio;
Doença hepática e renal grave;
Ablação da medula óssea por quimioterapia.

Os efeitos colaterais conhecidos associados à Crioterapia Capilar incluem:

Desconforto devido ao frio;
Dor de cabeça;
Tonteira;
Náusea.

Para saber quais quimioterápicos induzem a queda de cabelo, acesse Indicações.

Sistema Paxman

Por que funciona?

A quimioterapia tem como alvo as células de divisão rápida em nosso corpo. Dessa forma, como o cabelo está em constante divisão celular, as medicações quimioterápicas podem causar a queda dos fios.

A Crioterapia Capilar reduz o fluxo de sangue no couro cabeludo e assim, a quantidade de droga absorvida pelas células foliculares, prevenindo a queda de cabelo.

A taxa de sucesso na prevenção da queda de cabelo com a Touca Inglesa é de até 92%, de acordo com o protocolo do paciente.

Sistema Paxman

Por que usar?

O cabelo está diretamente associado à vaidade e à personalidade das pessoas. Cerca de 8% dos pacientes (*) desistem da quimioterapia devido à queda de cabelo, que afeta as mulheres em sua maioria.

Manter o cabelo durante a quimioterapia impacta positivamente na autoestima do paciente e na sua relação com o tratamento e a cura. Possibilita também que atividades cotidianas sejam mantidas, sem que notem que você está em tratamento quimioterápico.

A Touca Inglesa é tão importante nesse processo que, além da certificação da FDA, hoje integra as recomendações médicas norte-americanas para o tratamento do câncer de mama.

(*) http://www.paxman.com.br/downloads/estudos/2009-Trueb-RM-Chemotherapy-Induced-Alopecia.pdf